Pra quem não sabe o que exatamente "OSR" quer dizer, o termo significa "Old School Renaissance" (Renascença da velha guarda), nada mais e nada menos do que o resgate do espírito dos RPGs de mesa antigos que já vem acontecendo desde que a licença da primeira edição de Dungeons & Dragons tornou-se pública.
Uma prática extremamente comum em toda mesa de RPG é a indispensável presença das "regras da casa" e o que nós temos aqui em "O Monolito Negro" é todo um conjunto de regras de simples aplicação para sistemas antigos e novos.
Após ler e reler a zine (são apenas 16 páginas afinal) tive o ímpeto de já correr atrás de um grupo de amigos e organizar uma partida rápida. Já que a implementação das regras contidas nessa humilde publicação, com toda a certeza, se aplicariam bem até demais em uma partida que duraria talvez uma ou duas sessões de desbravamento de masmorras. Contando, muito provavelmente, com pelos menos alguns jogadores mortos e muitas gargalhadas partindo dos mestres mais sádicos (este que voz escreve, por exemplo).
As regras aqui são todas relacionadas
ao sistema de alinhamento moral dos personagens, algo que na minha
humilde opinião, é explorado de maneira muito superficial na maioria dos
livros de regras básicas. Aqui nós temos todo um sistema, acompanhado de tabelas muito bem organizadas, que irá
influir de maneira direta no comportamento dos jogadores e muitas vezes
com repercussões que podem ser fatais, tanto para jogadores como para
NPCs que sejam pegos desprevenidos.
Há um senso no
mínimo caótico que permeia o sistema, já que a aleatoriedade e
imprevisibilidade de que algo péssimo pode acontecer a qualquer momento
durante a partida emprega ao jogo uma aura que descreveria como um
"rogue like" para RPGs de mesa. Quem já jogou "Darkest Dungeon" no PC ou nos consoles, vai
entender perfeitamente o que estou querendo dizer aqui.
Quanto
as regras e até mesmo a implementação de um gancho para o início de uma
história, leia-se "quest", sou só elogios. A zine se propõe a
apresentar algo galgado diretamente ao weird fiction, espada &
feitiçaria e até mesmo o horror cósmico, indo em total contrapartida à, muitas vezes cansativa, alta fantasia que infesta os jogos de RPG modernos.
Aqui
há algo visceral e violento que, particularmente, me agrada e muito nos
contextos de uma partida que pode começar e acabar no mesmo dia. Não há
a necessidade de uma grande manutenção aqui, basta escolher o seu
sistema de preferência e rolar os dados.
Focando agora na apresentação do zine, ela se vale de uma simplicidade que muito agrada os olhos, até a escolha da fonte, que emula uma máquina de escrever, confortável e saudosista. E mesmo valendo-se do uso da palavra "confortável" para descrever a leitura, vale lembrar que o texto aqui não tem nada de confortável, mas no bom sentido. Pois, o que encontramos aqui são textos que usam muito bem de suas influências de terror para criar uma atmosfera e com uma atitude sem compromissos e brutal.
Mas...;
e isso é algo que eu não gostaria de ter que dar atenção, é que apesar
dessa postura que, nas próprias palavras dos autores aqui contidas, o
zine ira lidar com "sangue, insanidade e sexo", sem falar no indicador
de "recomendado para maiores de dezoito" estampado na capa, ainda assim há
uma linha aqui que me incomoda.
A linha em questão diz o seguinte: "caso você entenda que cruzamos alguma linha além da do bom
gosto, e tenha se sentido ofendido ou discriminado, por favor, entre em
contato".
Sinceramente, entendo a motivação por trás
desse "disclaimer", mas, e esse é um "mas" bem grande, ainda acho
desnecessário uma publicação independente e obviamente voltada para um
nicho mais underground e old school dos jogadores de RPG ter que ir de
encontro com a sua própria atitude descompromissada a troco dos "bons costumes".
Fora
isso, "O Monolito Negro" é uma publicação que não só chamou minha
atenção, como também espero que prospere daqui em frente e tenho grandes expectativas sobre o que mais poderemos encontrar nas eventuais edições futuras. Suas (poucas)
páginas me cativaram e já estou planejando como implementar esses
regras na minha ocasional próxima partida entre amigos. Já estou até
considerando qual sistema usar, possivelmente AD&D 2º edição ou
Basic Fantasy serão minhas primeiras cobaias.
O zine foi capitaneado pelo pessoal da página "Jogada de Mestre" no Instagram, podendo ser adquirido gratuitamente em PDF no site da Dungeonist e eu recomendo efusivamente que você confira essa publicação.
Putz queria saber jogar esse trem ai...
ResponderExcluirMassa demais irmão do Aço.