terça-feira, 25 de outubro de 2022

The Head Hunter - O melhor filme de espada e feitiçaria/terror que você não viu

Recentemente, em uma enquete que fiz no perfil do Masmorra no Instagram. Perguntei a vocês o que gostariam de ver nas próximas postagens aqui do blog.
Então, atendendo aos pedidos, dessa vez vamos dar uma olhada em um filme.
Vamos ao que interessa de uma vez!

'The Head Hunter" é um filme americano independente de 2018, escrito por Kevin Stewart e Jordan Downey (sendo que o último também ocupou a cadeira do diretor) e estrelado pelo ator norueguês Christopher Rygh.
Um factoide interessante sobre o protagonista é o fato dele ser descendente direto de ninguém mais, ninguém menos que Harald "Cabelinho Bom" Halfdanson, o primeiro rei da Noruega, que governou entre 872 até 930 d.C.

Fiquei sabendo da existência de 'The Head Hunter' através de um podcast chamado 'Monsters, Madness and Magic'. Que é voltado para universo da espada & feitiçaria, mas, em certas ocasiões eles batem um papo com músicos de bandas de metal que permeiam o gênero fantástico.
Certa vez, o entrevistado da vez foi o Sr. Jason Tarpey, vocalista da banda Eternal Champion (uma das minhas preferidas e da qual eu ainda pretendo fazer uma postagem aqui no Masmorra).
O Sr. Tarpey, além de vocalista também é escritor e já teve alguns de seus contos e seu primeiro livro publicado em 2020. E quando perguntado sobre novos filmes que lhe haviam chamado a atenção, ele foi só elogios para 'The Head Hunter'.
Aquilo foi suficiente para que eu fosse atrás do filme e pudesse conferir a obra com meus próprios olhos.

Falando brevemente do enredo (sem spoilers), aqui nós acompanhamos a história de um pai, que vê sua única filha assassinada por um monstro misterioso.
Após sua morte, o pai passa a viver seus dias em total isolamento, apenas deixando seu abrigo para caçar monstros e criaturas que aterrorizam o reino. Mas, ainda assim, ele também busca por vingança contra o monstro que matou sua filha. Até que um dia, um rastro do algoz é finalmente encontrado e começa a busca pela tão sonhada retribuição.

Quando falamos em filmes independentes, é muito comum o receio e a antecipação de uma produção tosca e de baixo orçamento.
Mas 'The Head Hunter' passa muito longe desse estereótipo e entrega com maestria um filme que transborda uma atmosfera visceral, opressora e introspectiva. Muito disso se dá pela eximia atuação do Sr. Rygh, sendo incrivelmente expressivo e capaz de transmitir muito bem suas motivações sem a necessidade de expressar nenhuma palavra.
Algo muito difícil de se conseguir, ainda mais, se ressaltarmos o fato de que podemos contar o número de falas do roteiro desse filme nos dedos.

Destaco também os aspectos visuais do filme, como a fotografia, uma coisa linda de ver. Com florestas cinzentas, ruínas delapidadas e toda a majestade da natureza que permeia o cenário.
Os figurinos e maquiagem também são dignos de nota. Pois o uso de efeitos práticos, ao invés dos odiados CGs do cinema moderno, concedem ao filme uma aura mais próxima da realidade e que realça a brutalidade e a violência daquele mundo.
Isso tudo acompanhado por uma trilha sonora que, apesar de parca, funciona muito bem para atenuar os momentos mais tensos do filme.

E já que estamos falando em violência, 'The Head Hunter' consegue fazer o que poucos filmes conseguiram. Ele expõe, de forma nua e crua, sua violência. Mas ainda assim, ela não soa explicita ou gratuita, pois é apenas o pano de fundo do mundo particular onde o protagonista se encontra. Onde a decadência, selvageria e o ódio são ferramentas do seu dia a dia e garantem sua sobrevivência em um mundo onde mesmo o mais forte deve sempre estar alerta.

Por mais que eu categorize 'The Head Hunter' como um filme, essencialmente, de espada & feitiçaria. Ele se encaixa muito confortavelmente no gênero de terror.
Já que o maior artifício aqui é a construção de cenas tensas e de natureza misteriosa, que torna o enredo denso e cativante. Mesmo que o filme conte com pouquíssimas falas durante seu desenrolar.
A soma de suas partes faz com que o filme se assemelhe muito bem a uma história Pulp de autores como nosso querido Robert E. Howard, Gardner Fox ou Clark Ashton Smith.

Talvez o final seja a única parte do filme que não me agrade em sua totalidade, mais por aspectos técnicos mesmo. Pois os narrativos estão bem pareados com os elementos que tornam o mundo que nos foi apresentado tão brutal.
O filme, apesar de curto (apenas 1 hora e 14 minutos), tem uma duração adequada para o tipo de história que se propõe a contar. Mas mesmo assim, ele ainda exige sua atenção e cometimento com a trama por parte de quem está assistindo.

Em suma, 'The Head Hunter' é uma das melhores coisas que assisti no veículo cinematográfico nos últimos anos.
Honesto consigo mesmo e contido em suas próprias limitações. Mas ainda é capaz de mostrar grande promessa e entrega uma aventura permeada pelo profunda contemplação sobre a perda, o ódio e, acima de tudo, sobre o medo.


ONDE ASSISTIR?

Infelizmente, 'The Head Hunter' não está disponível em nenhum serviço de streaming no Brasil.
Para os amigos que usam VPNs, o filme está disponível no Amazon Prime Video Americano.
Vez ou outra cópias em DVD e Blu-ray também aparecem no site da Amazon ou Americanas.

ASSISTA O TRAILER AQUI

Um comentário: